Para abrir o projeto “Café de Ideias” na cidade de Americana, Carlinhos Folha convidou a amiga Silmara Acréia para compartilhar um pouco da sua história de vida. O café aconteceu na Boutique Mineira, padaria de Silmara localizada na Praia dos Namorados.
Silmara Acréia é casada com André Fogaça Paulini com quem tem o filho Murilo de 21 anos. Nascida em Irapuru, Silmara se mudou para Americana em busca de melhores oportunidades profissionais. Ao longo de sua vida, trabalhou em diversos empregos dentre eles na Sede Náutica do Rio Branco e no Jornal Região e Notícias de Carlinhos Folha.
Durante 9 anos, Silmara trabalhou em uma concessionária da Volkswagen em Sumaré. Como trabalhava na área de consórcio, ela buscou se especializar no assunto e assim conquistou a fidelidade de muitas pessoas. Ao sair da concessionária, Silmara tinha uma carteira de 2000 clientes e então abriu sua própria empresa, a SA Intermediações e Negócios.
Após se casar com André, o casal abriu uma sorveteria em Americana. No entanto, após um período difícil da vida de Silmara, a família se muda para Poços de Caldas e depois para Junqueirópolis.
No ano de 2019, Silmara passou por um grave problema de saúde e durante sua recuperação em casa ela tentou reproduzir a receita de um bolo que a família gostava muito. O sucesso foi tanto que todos incentivaram ela a se profissionalizar e, assim, ela passou a fazer um curso de confeitaria.
Em novembro de 2022, a família retorna para Americana e Silmara continua a produção de bolos em sua casa e aos poucos vai conquistando clientes até que consegue comprar sua padaria. Atualmente, a Boutique Mineira funciona todos os dias atendendo seus clientes com excelência.
Para Carlinhos Folha, receber Silmara no primeiro encontro do projeto “Café de Ideias” é de uma alegria imensa. Silmara é exemplo de uma mulher empreendedora que superou muitos desafios e que hoje conta uma história de sucesso. Assim como ela, há muitas pessoas em Americana com histórias incríveis que merecem nossa reverência e esse é o objetivo do “Café de Ideias”; valorizar o nosso povo.