CAFÉ DE IDEIAS - JOÃO MARQUES
TEMA: GENTE QUE FAZ

1718212448_13__JO_OZINHO.jpg
João chegou em Americana há 47 anos, aos 12 de idade, e foi trabalhar na rede de hotel Bradesco onde aprendeu a lavar louça, cozinhar e, de fato, ser um chef de cozinha. A partir desse aprendizado de anos, em 1986 João abriu sua primeira lanchonete na Avenida Cillo; a Beirute Lanche foi um marco e trouxe a novidade do pão sírio à cidade de Americana.
Anos mais tarde, João seguiu empreendendo agora com o Cinco Sírios na Avenida Brasil, que se tornou um grande ponto de encontro com um cardápio extraordinário e sua famosa picanha escandalosa. Outro destaque foi a Oficina do Hot Dog, que marcou uma década de sucesso com o self service de hot dog, mais uma inovação que Joãozinho trouxe para a cidade.
A Lobo Uau foi a última lanchonete de Joãozinho e lá ele foi um dos responsáveis pelo grande sucesso do lanche Lobo Mau. No entanto, a pandemia trouxe grandes desafios para os negócios e para a vida de João. Doente, ele ficou internado por 5 meses e desenvolveu erisipela, que acarretou a amputação de uma de suas pernas.
Nesse período, as dificuldades financeiras para manter o negócio levaram Joãozinho e os filhos à decisão dolorosa de encerrar a Lobo Uau. Pouco tempo depois, ainda sofreu com a perda de sua mãe e de sua esposa.
Joãozinho é um exemplo de luta e superação. Apesar de todos os desafios que enfrentou, ele carrega em si uma história vitoriosa e de muito sucesso que merece nossas reverências.